THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A seven nation army couldn't hold me back

Em uma prova de Filosifia que eu fiz algum tempo atrás, foi perguntado o que é liberdade para nós (cada aluno que fez a tal prova). Não vou reproduzir aqui o que escrivi por três motivos: 1. não ficou bom; 2. não tenho a prova; 3. sejamos originais né, por favor.
Mas enfim, o princípio básico do que eu escrevi eu vou usar para tentar me expressar melhor do que me expressei anteriormente para a professora.
Não creio que se possa falar ou tentar explicar o que é liberdade, simplesmente por que cada um a vê de um jeito diferente. 'Liberdade' não tem sentido próprio, pois uma pessoa pode vê-la como sinônimo de aventura, e outra, significando o mais puro tédio. Mas cada um a interpreta de um certo jeito que sempre é ao menos um pouco diferente dos outros.
Para mim, liberdade; liberty, liberté, libertà -- não importa o nome que derem ou a língua em que é escrito -- é a basicamente poder fazer o que eu quiser, quando quiser, com quem quiser. Se está chovendo loucamente forte lá fora e eu posso ir tomar banho de chuva se bem entender, isso é liberdade. Se eu vejo alguém interessante em um lugar que costumo frequentar e posso ir falar com a pessoa, isso é liberdade. Se eu tenho dinheiro e quero viajar pra Tchecoslovaquia e posso, liberdade. Se eu desejo pular de asa delta e posso, liberdade. Se as 3h da manha quero sair com meus amigos pra andar pela rua e posso... liberdade.
Claro, difícil muitas dessas coisas acontecerem no mundo em que vivemos, ainda mais a última citada. Ainda mais no Brasil e em outros países com problemas de violência ou econômicos. E eu me pergunto... Onde está a liberdade do povo?

0 comentários: